Instituto Nossa Ilheus.png

INSTITUTO NOSSA ILHÉUS

Serviço de alto nível

Gerência de Comunicação. Desde junho de 2016

Atua na produção de conteúdo e relacionamento com imprensa no Instituto Nossa Ilhéus, organização que busca fortalecer a cidadania, a democracia participativa e o empreendedorismo, tendo por base a sustentabilidade e o monitoramento social. 

Um dos principais desafios de atuar na comunicação de uma organização com esta temática é tornar suas ações e propostas um conteúdo atraente, que conecte as pessoas com os seus desejos de serem cidadãos mais ativos, de impactarem na sua realidade. 

Outro desafio é a profissionalização da comunicação para o terceiro setor, resultado da produção de um conteúdo alinhado com as ações de advocacy e o discurso da organização orientado pela sua missão, buscando sempre basear-se em dados, consolidando-a, como referência no assunto abordado. Com isso, houve o aumento do número de seguidores nas redes sociais, maior número de convites aos pontos focais da instituição para serem entrevistados em veículos de comunicação, resultando em, aproximadamente, 300 citações por ano nas imprensas regional, estadual e nacional. 

Entre os principais projetos do Instituto neste período estão a adesão de mais de 20 prefeituras da região ao Programa Cidades Sustentáveis; as Semanas de Mobilidade, que promoveram debates reunindo especialistas e público; às ações de impacto na política pública para a Mobilidade, conquistadas por meio das incidências do projeto MobCidades; às séries de debates abertos sobre os indicadores sociais do “Improviso, Oxente!”; ao projeto de monitoramento ‘De olho na Câmara’, que busca aproximar a população das ações do legislativo e inspirar os vereadores a serem mais transparentes em suas ações;as discussões abertas sobre a implementação do Plano de Metas, que busca monitorar a melhoria indicadores sociais, na forma da Lei Orgânica Municipal. 

Além disso, são divulgadas as ações resultantes de participações em espaços de governança como o Conselho da Sociedade Civil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (ConSOC BID); Conselhos municipais de políticas públicas da Cidade, do Meio Ambiente, da Cultura; Grupo gestor do Território Litoral Sul, Conselho Gestor da APA da Lagoa Encantada.

Projetos do Instituto Nossa Ilhéus foram financiados com recursos do Instituto Arapyaú, entre 2012 e 2019. O projeto MobCidades foi planejado pela Rede Brasileira por cidades justas, democráticas e sustentáveis, coordenado pelo Instituto Nacional de Estados Socioeconômicos (INESC) e financiado com recursos da União Europeia, entre 2017 e 2019. Saiba mais em www.nossailheus.org.br

Entre em contato